A prática de exercício físico para obesos tem consequências positivas na hora de enfrentar o prato de comida! 


 - Está bem acima do peso? Good News! Mexa seu esquelto! Os pesquisadores Ropelle e Barreto, da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp trouxeram notícia boa para pessoas que não estão de bem com sua balança, referindo que a prática regular de atividades físicas ajuda a diminuir o peso não apenas por conta do gasto calórico, mas também por proporcionar redução do apetite! Isto mesmo. Ropelle explicou: "Percebemos que a ingestão de gorduras saturadas impede a ação dos hormônios responsáveis pelo controle da ingestão alimentar, porque provocam uma inflamação em neurônios do hipotálamo, que é um centro controlador da fome no cérebro. Assim, o sujeito tem a sensação de saciedade bloqueada e acaba comendo mais.” 
     A prática regular de atividade física reverteria esta situação, já que durante a atividade algumas proteínas produzidas pelo músculo teriam redução inflamatória e tendo assim seus hormônios com um melhor trabalho.
      Ropelle, que tem formação em educação física, indica atividades aeróbias e de intensidade moderada: como hidroginástica, caminhada, corrida, bicicleta e natação; e enfatiza que as atividades devem ser praticadas com regularidade. "Se o indivíduo deixa de fazer exercício e segue com uma dieta rica em gordura saturada, ele pode voltar a engordar."

   * De acordo com o pesquisador, o estudo é de grande utilidade apenas para obesos, que por meio do exercício podem combater o problema de inflamações hormonais, e  assim se sentirem mais saciados ao enfrentarem seu prato. Enfatizando então que aqueles sem inflamação e sem problema com falta de saciedade não terão o mesmo benefício. O exercício físico não alterou a ingestão alimentar nos camundongos ‘normais’ testados no estudo, os ‘magrinhos’, sem o problema de saciedade.