Alguns tipos de gordura atuam diretamente no cérebro, impedindo então a sensação de saciedade!



- O estudo diz que ao ser ingerido algo altamente gorduroso, o seu cérebro é atingido com ácidos graxos e você se torna então resistente à insulina e à leptina. Há tipos de gordura que atuam diretamente no cérebro, impedindo que a sensação de saciedade chegue às células do corpo e por conta disso fazendo você comer mais do que deveria.  
     O estudo realizado por pesquisadores do South Western Medical Center, da Universidade do Texas concluiram que além desses alimentos não só engordarem, fazem com que você coma mais do que deveria.  Normalmente o corpo 'demostraria' satisfação, e os hormônios leptina e insulina seriam responsáveis por dar este aviso; mas isso nem sempre acontece quando estamos comendo aquela 'gordurinha deliciosa'.
     No início da pesquisa, a equipe da Dra Clegg suspeitou que o cérebro estivesse envolvido no processo, pois é um órgão capaz de absorver tanto gorduras saturadas como insaturadas. Para comprovar a tese, os pesquisadores expuseram roedores a variados tipos de gordura de diferentes maneiras: injetando diretamente no cérebro, colocando na artéria carótida ou alimentando os animais por um tubo estomacal 03 vezes ao dia. Fazendo com que os resultados mostrem que a química do cérebro pode mudar em um curto período de tempo, fazendo o corpo ignorar o sinal de supressão do apetite.
     Nos testes, os animais tiveram um efeito que durou cerca de 03 dias e foi catalisado principalmente por um tipo de ácido graxo que se mostrou bastante eficiente em enganar nosso mecanismo de controle de peso: o ácido palmítico, presente na carne vermelha, leite e derivados.
     Um fato relevante do estudo publicado no The Journal of Clinical Investigation é a constatação de que o mecanismo seja disparado no cérebro muito antes que qualquer sinal de obesidade seja visto no corpo; e o próximo passo da equipe de pesquisa é tentar determinar quanto tempo é necessário para reverter os efeitos da exposição do cérebro à gordura.