12 setembro 2009

Homens, atenção à saúde!





O excesso de gordura corporal, vulgo sobrepeso, aumenta o risco de câncer de próstata. 


- Os homens que ganham peso a partir de 20 anos de idade enfrentam um maior risco de desenvolver câncer de próstata do que aqueles que conseguem manter o peso da juventude. Segundo o estudo publicado na edição de setembro da revista Cancer Epidemiology, Biomarkers and Prevention. Os resultados do mesmo ainda mostraram uma significativa diferença racial nessa relação, com o aumento de peso mais perigoso para os homens brancos.
     Foram avaliados cerca de 84 mil homens americanos na meia-idade e idosos, e então acompanhados por uma década; os pesquisadores notaram que quando comparados àqueles que ganharam menos de 4,5 kg desde os 21 anos, os homens brancos haviam ganho mais peso e passavam a ter o dobro do risco de obterem o câncer de próstata. Apenas foi observado a mesma doença em negros que ganharam mais de 11 kg e apenas para tumores em fase inicial ou menos agressivos.
     De acordo com os autores do estudo, o excesso de gordura corporal pode aumentar os riscos da doença, alterando os níveis de vários hormônios, como a testosterona e a insulina. Por isso foi recomendado que "homens de peso normal de todos os grupos étnicos/raciais devem ser encorajados a evitar o ganho de peso, e homens que têm sobrepeso ou são obesos devem ser encorajados a perder peso, para uma boa saúde geral”.