A ingestão de leite reduz entre 15% e 20% os riscos de óbito por doenças cardiovasculares, como derrames e infartos.    



- Foi feita uma revisão por pesquisadores da Cardiff University, University of Readings Food Chain e Health Research Theme, onde foi analisado 324 estudos relacionados ao consumo de leite e doenças do coração, derrame, diabetes e câncer. O estudo informa que o leite reduz as chances de doenças do coração em até 20%.
     O objetivo era chegar a um parâmetro entre os benefícios que beber leite pode trazer e os possíveis riscos ligados ao consumo do mesmo; já que a quantidade de gordura presente no leite integral é bastante questionada. No entanto, o estudo mostrou os benefícios de consumir a gordura na prevenção de doenças do sistema cardiovascular. Foi visto que o leite possui componentes bioativos que previnem a oxidação do colesterol bom (HDL) e reduzem o nível de colesterol ruim (LDL).
     Após 10 anos de avaliação contínua em homens entre 45 e 59 anos, houve uma diminuição nas chances de sofrer ataques do coração após consumirem leite integral e manteiga durante o período. Após essa etapa, comparou-se a análise com as taxas atuais de mortes por conta dessas doenças. 
     O estudo conclui que levando em consideração a quantidade de mortes por essas doenças e relacionando os dados com o consumo de leite, há uma redução nos riscos de morte. “Nossos dados mostram claramente que quando o número de mortes por doenças cardiovasculares, derrame e câncer colo-retal eram levadas em conta, há fortes evidências de que o risco de morrer dessas doenças crônicas devido a ingestão da bebida cai. Não encontramos nada que mostrasse que o leite aumenta a chances de alguma condição, exceto câncer de próstata”, declara Ian Givens, autor do estudo.


* Artigo do dia seguinte sobre o benefício do leite para o ganho de massa muscular. Não perca!