Jogo 07 erros - clique para ampliar
 Usar notebook por mais de quatro horas por dia já traz riscos de dores e lesões.

Especialistas indicam ações para evitar os problemas. O uso prolongado dos notebooks tem aumentado os casos de dores e lesões em ligamentos e articulações.
O formato do aparelho dificulta uma boa postura durante a digitação e pode causar problemas nos ombros, cotovelos, punhos e na coluna, além de dor de cabeça.
Preocupado com a popularização dos PCs portáteis entre estudantes norte-americanos, o especialista em reabilitação Kevin Carneiro, da Universidade da Carolina do Norte (EUA), cunhou o termo "laptoptite" em analogia a doenças como a tendinite para designar os problemas causados pelo aparelho.
"A diferença para os desktops é que, no notebook, o monitor e o teclado estão conectados, o que dificulta o posicionamento do corpo", disse Carneiro à Folha.
No Brasil, a tendência é a mesma. Em 2010, as vendas de notebooks superaram pela primeira vez as de desktops _foram vendidos mais de 7 milhões de computadores portáteis, segundo a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica.
A preferência pelos laptops é impulsionada pela queda nos preços e a facilidade no transporte. Os efeitos já são vistos nas clínicas.
"Recebo muitos pacientes com dores. A maioria dos problemas é de postura. A pessoa deita na cama e quer resolver tudo no laptop: não dá para ficar sem dor", diz Paulo Randal Pires, presidente do Comitê de Mão da Sbot (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia).
A professora universitária Patrícia Alfredo, 29, já sente o ônus da mudança. Trocou o desktop pelo notebook há seis meses e já convive com dor no pescoço, cotovelo e na cabeça e tensão nos ombros.
"Uso a mesma mesa do desktop e adquiri um suporte. Mas, por mais que eu tente posicionar o computador direito, meu braço nunca fica totalmente correto." Mesmo assim, ela continua usando o notebook. "A tentação é grande, é muito fácil e carrego para todo lado."
Sinais de problemas - clique para ampliar
Menos tempo
Um estudo publicado em fevereiro na revista "Ergonomics" por pesquisadores da Boston University Sargent College, nos EUA, mostrou que usar o notebook por mais de quatro horas por dia já traz riscos de dores e lesões.
"O ideal seria usar esse tipo de computador só para emergências e viagens", diz Raquel Casarotto, professora de fisioterapia da Faculdade de Medicina da USP.
A pesquisa também avaliou o impacto do uso de cadeiras adequadas, suporte e teclado sem fio na redução de dores de 88 universitários durante três meses. O grupo que usou os acessórios apresentou menos problemas.
Como o monitor do notebook é fixo, não dá para deixá-lo na altura ideal sem a ajuda dos acessórios. No improviso, o usuário força o pescoço para baixo, tensionando ombros e coluna.
Os punhos também ficam mais tensos, porque é mais difícil apoiá-los no laptop. A posição errada altera a circulação sanguínea e afeta a nutrição dos tecidos, o que pode causar inflamações.
O ideal é acoplar um teclado ao aparelho, para melhorar a posição das mãos, e usar um suporte para elevar a tela à altura dos olhos.
A altura das teclas deve permitir que os ombros fiquem relaxados _por isso, o notebook não deve ser usado no colo, na cama ou em mesas altas, como as de jantar.
Quanto menor o aparelho, maiores são os riscos. Teclas pequenas obrigam o usuário a adotar uma postura restrita, comprimindo músculos e gerando tensão em todo o corpo.
"Um amigo se encantou com um notebook superpequeno, do Japão. Em três semanas de uso, desenvolveu uma inflamação dos tendões do cotovelo", diz Casarotto.
Atenção também aos tablets, que devem ficar apoiados em mesas. Segurá-los causa dores nos punhos e nos dedos. Mesmo na mesa, o pescoço fica curvado para baixo, piorando a postura. "Ler no tablet não traz riscos, também não é proibido digitar rapidamente. Mas usá-lo sempre para navegação trará problemas, porque o aparelho precisaria ser colocado na vertical, o que é inviável", diz Casarotto.

Fonte: Folha.com

Siga: Perfil     Comunidade     Facebook - curtir     Twitter     Google - curtir

14 março 2011

Dicas para emagrecer!

O Globo Repórter, da última sexta-feira (11), mostrou como a obesidade está tornando um problema cada vez mais sério para o brasileiro.
Uma pesquisa inédita do Ministério da Saúde revelou números alarmantes. A cada ano, cresce em 1,5%, o número de pessoas acima do peso no país. A pesquisa também concluiu que hoje 52,1% da população masculina e 44,3% da feminina estão com o Índice de Massa Corporal (IMC) acima da média. E para falar do assunto, o programa convidou a nutricionista Ana Dâmaso, da Unifesp, para participar de um bate-papo aqui no site. Leia abaixo, os principais trechos desta entrevista.Nutricionista dá dica para emagrecer: "Leve seu alimento para o trabalho"! Segundo a especialista Ana Dâmaso, da Unifesp, esta é uma forma de diminuir os custos e aumentar a qualidade da alimentação. Ela também afirma que é importante evitar alimentos muito calóricos à noite.

Falta de tempo x alimentação saudável
“A gente incentiva os pacientes que tratamos por conta da obesidade a levar seu próprio alimento para o trabalho. É uma forma de diminuir os custos e aumentar a qualidade da alimentação. Em casa, deve-se fazer a mesma coisa, preparar alimentos mais leves. Durante a noite o metabolismo do corpo diminui. Portanto, é importante evitar alimentos muito calóricos neste horário”.
“Eu dou uma dica que eu mesmo sigo. Levo todos os dias uma fruta para a universidade. Levar o lanche para a escola ou trabalho é uma coisa que a maioria das pessoas têm vergonha de fazer, mas é saudável e não custa muito. E para ser sincera, quando viajo pelo mundo afora, vejo que se faz muito isso lá fora. E por que não fazermos também? Levar uma fruta ou outro alimento saudável para o trabalho é só uma questão de melhorar a qualidade da própria alimentação”.

Dietas
“Quanto mais a gente passa fome, mais o organismo tende a guardar o alimento da próxima refeição. Então, há um acúmulo excessivo. Uma dieta que seja balanceada e também fracionada ao longo do dia é melhor. O organismo não se sente privado de alimento e por isso não irá guardar aquele próximo alimento que será ingerido. “
“É muito perigoso criar sua própria dieta, por causa da falta de equilíbrio que pode levar a problemas como anemia, anorexia, distúrbios de sono etc. O conselho que eu daria é que se deve procurar um nutricionista, um bom profissional, para que se garanta o equilíbrio alimentar. Os alimentos funcionais são bons quando você tem em paralelo uma dieta completa balanceada.”

Distúrbios alimentares
“Apesar de não estar dentro da minha especialidade, com a minha experiência na área de saúde, posso afirmar que pelo menos 80% daqueles que procuram tratamento para obesidade em nosso laboratório têm algum sinal de ansiedade ou depressão”.

Ritmo para a perda de peso
“É normal diminuir o ritmo da perda de peso ao longo de um tempo. Nós chamamos isso de um novo ponto de equilíbrio que o corpo encontra. Ele entende que está tendo menos ingestão de alimento e vai diminuindo a perda gradativamente. A pessoa então vai ficar estagnada naquele ponto, sem conseguir emagrecer. Nesta hora é quando o profissional de saúde e a pessoa interessada em emagrecer devem buscar um novo ponto de equilíbrio para que volte a acontecer uma redução de peso”.

Cirurgia bariátrica
“Na verdade, a pessoa que se submete a uma cirurgia bariátrica causa uma mudança muito radical. Após a cirurgia, é necessário controlar a ingestão de alimento, há chances de que se volte a engordar. Agora, a pessoa que tem consciência de que é importante controlar a alimentação e praticar exercícios físicos, tem uma chance de sucesso enorme”.

Cerveja
“Sim, a cerveja engorda. Um grama de álcool tem 7 calorias e também é metabolizado muito lentamente. Outro detalhe, quem bebe cerveja, costumar acompanhá-la com um petisco, que normalmente é uma fritura. Então, é importante beber com moderação e evitar as gorduras saturadas”.

Fonte: Globo Repórter

Siga: Perfil     Comunidade     Facebook - curtir     Twitter     Google - curtir

No dia 10 de março, de acordo com o calendário da Saúde comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo.

Sem dúvida alguma o sedentarismo é considerado um mal muito sério pois vem crescendo de maneira alarmante no mundo inteiro, deixando de ser uma preocupação meramente estética para se tornar num problema grave de saúde pública, transformando-se numa epidemia global.
A prática de exercícios físicos regularmente é aconselhada pela comunidade científica a fim de preservar o bem-estar físico, psíquico e social do ser humano, sendo que trinta minutos diários de atividade física como subir escadas ao invés de usar os elevadores, pedalar no final do dia, ir caminhando ao trabalho, supermercado e escola são suficientes para diminuir em 50% o risco de males ligados ao sedentarismo como o ataque cardíaco, diabetes e obesidade, além de reduzir significativamente a incidência de hipertensão, estresse e depressão.
O sedentarismo é caracterizado pela falta, ausência e ou diminuição de atividades físicas, sendo errada a idéia de que pessoas que não estão treinando pesado nas academias são sedentárias.

Os benefícios de se praticar exercícios físicos regularmente são inúmeros como os relacionados abaixo:
Atitudes mais positivas: pessoas praticantes de atividades físicas são mais confiantes em relação à própria saúde, auto-estima, trabalho e fatores de estresse;
Aumento de desempenho: atividades físicas regulares fazem com que o indivíduo seja mais atento e ativo, melhorando sua eficácia no trabalho;
Aumento da capacidade cardiopulmonar: uma regularidade na prática dos exercícios físicos pode aumentar o condicionamento cardiorrespiratório tornando o coração mais forte;
Capacidade de trabalho mental: melhora do raciocínio, memória mais ativa e menor tempo de reação;
Diminuição de pressão sanguínea: o que diminui muito o risco de doenças cardiovasculares;
Redução da ansiedade: exercitar-se faz com os níveis de ansiedade reduzam diminuindo depressões leves ou moderadas;
Redução de peso corporal: exercitando-se a queima de calorias é mais eficaz, ajudando a manter o peso e a composição corpórea em níveis adequados;
Melhora do colesterol: ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL) e triglicerídeo, aumentando o colesterol bom (HDL);
Melhora da inteligência: a melhoria da circulação através dos exercícios regulares aumenta o Q.I.;
Melhora da auto-estima;
Pele saudável: atividade física aumenta o fluxo sanguíneo periférico (na pele) tornando-a mais saudável e resistente;
Vida longa: biologicamente comprovado o aumento de tempo de vida para os praticantes de atividades físicas.
Há diversas maneiras para os indivíduos sedentários adotarem uma mudança de hábitos e de estilo de vida em relação aos exercícios físicos de acordo com as possibilidades de cada um.
A prática de atividade física esportiva como: caminhar, correr, pedalar, nadar, praticar ginástica, exercícios resistidos (peso) e até jogar bola são opções válidas para se combater o sedentarismo e melhorar a qualidade de vida.
Mas para que tudo corra bem é aconselhável consultar um médico para verificação do estado de saúde atual e de um profissional da área de Educação Física para orientação das melhores atividades físicas já que a recomendação não é igual para todos.

Fonte: CyberDiet

 Siga: Perfil     Comunidade     Facebook - curtir     Twitter     Google - curtir

Pilates fortalece o períneo, região importante para manter a postura e também as funções sexuais.

Por mais estranho e antigo que pareça, quando o assunto é a área do corpo chamada períneo - também conhecida por assoalho pélvico – as frases ainda são sutis e rodeadas de pudores. Mais que isso, profissionais da área de saúde em geral sentem que há desconhecimento até mesmo na localização dos músculos na anatomia. E isso em plena era do culto ao corpo e da busca incessante por mais qualidade de vida!
A região do períneo é importante para manter a postura e também as funções sexuais; na mulher, é uma área que sustenta órgãos como útero, ovários e a gravidez. “O períneo é um músculo essencial para manter a postura, para funções sexuais e continência urinária; e isso para homens e mulheres”, explica a profissional de educação física Ada Celli Caria, que é instrutora de pilates, atividade que “trabalha” essa parte do corpo para estabilizar a coluna. Segundo ela, o períneo das mulheres sustenta mais órgãos que o dos homens (útero, ovários e frequentemente, a gravidez). Entretanto, como é um músculo, deve ser movimentado igualmente por homens e mulheres para não perder a força.

“No pilates, a estabilização da coluna é importante para fluidez, controle e precisão dos movimentos dentro do método. Esta estabilização contribui para o fortalecimento de toda musculatura abdominal, beneficiando uma boa postura no nosso dia a dia”, diz Ada. A instrutora esclarece que durante as aulas de pilates é comum pedir aos alunos que “contraiam o períneo”. Mas, principalmente os homens, têm muita dificuldade em entender essa orientação. “Eles finalmente conseguem desenvolver a atividade quando pedimos para que pensem que estão ‘segurando o xixi’”, conta. Para as mulheres, segundo ela, é um pouco mais fácil, pois ações como espirrar ou tossir exigem da mulher a ativação do assoalho pélvico.
Ada reitera que não existe um movimento do pilates que é específico para o períneo. “O que fazemos em uma sessão é ensinar como encontrá-lo e mantê-lo ativado o tempo todo para ajudar no equilíbrio da coluna durante os movimentos, desde o movimento mais fácil até os mais avançados. Em uma sessão de pilates falamos o tempo todo para o aluno não se esquecer de conectar o assoalho pélvico, o que vai se tornando algo mais fácil a cada sessão”, diz.
Segundo a instrutora, quem faz outras atividades físicas sem nunca ser orientado a “exercitar” o períneo está perdendo uma chance de ter mais qualidade de vida. “Com este tipo de fortalecimento evitamos muitos problemas futuros”, salienta.

Fonte: Publieditorial - Portal da Educação Física

Siga: Perfil     Comunidade     Facebook - curtir     Twitter     Google - curtir