Leia o artigo e saiba como evitar possíveis lesões.

     Início de ano é tempo de novas promessas, projetos e realizações. Para aqueles que não fazem ou pararam qualquer tipo de atividade física e pretendem iniciar o ano praticando exercícios são necessários cuidados específicos com ossos, articulações e ligamentos, para que essas atividades não causem problemas à saúde. Caminhadas, prática de esportes e principalmente academias de ginásticas são as atividades mais procuradas para manter a forma e perder peso, porém são constantes as lesões em joelhos, ombros e coluna, devido à sobrecarga dos exercícios. A maioria deles executados sem a devida orientação.

     De acordo com o ortopedista e coordenador do Instituto do Joelho do HCor - Hospital do Coração, Dr. Rene Abdalla é comum nessa época as pessoas se queixarem de dores no corpo. "A ânsia de ter um corpo saudável a qualquer custo, e em um período de tempo reduzido, prejudica e muito a saúde. No HCor são atendidos aproximadamente 20 pacientes por semana com queixa de lesões causadas por exercícios mal praticados", explica Dr. Abdalla.

     Além dos exercícios praticados na academia, o aluno tem que se atentar a outros itens, presentes no dia a dia, que ajudam com o aumento de lesões. "É importante o esportista se preocupar com a postura durante o dia. No caso das mulheres também com o constante uso do salto alto", explica o ortopedista.

Tipos de traumas mais comuns:
     Todos ocasionados por excesso ou exercícios realizados de maneira inadequada.
     As lesões mais comuns que acometem os esportistas de academia se dão nos joelhos, colunas e ombros. São elas:
Tendinite patelar;
Tendinite de aquiles;
Inflamações articulares;
Estiramentos musculares;
Lombalgia, dores nas costas devido a posição errada

Para prevenir lesões
     É fundamental, antes de iniciar qualquer atividade física, procurar um médico ou um profissional com vivência em traumas do esporte, para receber orientação ideal para cada tipo físico e não exagerar nos exercícios. É importante também iniciar os exercícios de forma gradativa.
     "O corpo não está acostumado com exercícios bruscos, pois é uma grande mudança, sem um período adequado para readaptação. Por isso o esportista tem de ficar atento com a série de exercícios praticados na academia e procurar uma que melhor se ajuste as suas necessidades, de forma que não agrida o sistema músculo-esquelético", enfatiza o Dr. Abdalla.
     Ainda segundo o ortopedista, ao primeiro sinal de dor, pare os exercícios. Se a dor persistir mesmo em repouso, o médico deverá ser procurado e apenas um especialista fará a avaliação adequada podendo o paciente passar um tratamento específico de acordo com a situação.

     Dr. Abdalla, que realiza mais de 600 cirurgias de joelho por ano, sugere algumas dicas para quem quer começar a prática da atividade física:
Procurar um especialista e pedir orientação para a prática do exercício físico;
Antes dos exercícios alongar os músculos do corpo para evitar lesões musculares;
Em esportes envolvendo corridas, escolha um par de tênis adequado, pois devem proteger primordialmente os membros inferiores dos impactos e repetições de movimentos;
Dê preferência a roupas com tecidos que permitam uma transpiração mais livre (dry-fit).

Fonte: Jornal do Povo / Sem alterações site-saudemforma.blogspot.com