Cerca de 80% das pessoas sofrem com dores nas costas, problema este que não deve ser negligenciado!


Quem pensa que é normal sentir dor nas costas está enganado. Apesar do incômodo afetar cerca de 80% das pessoas pelo menos uma vez na vida, o sintoma pode sinalizar problemas como estresse, postura inadequada e até contaminações por vírus, como o da varicela.





Segundo o fisioterapeuta Bruno Andrade Costa, problemas de postura são os principais causadores do transtorno, mas ansiedade em excesso também pode desencadear o problema. “O hábito postural inadequado associado à falta de atividade física prejudica a coluna. Estresse físico e emocional, envelhecimento e crescimento acelerado também podem provocar dores”, aponta o especialista.

Formas erradas de andar e de se sentar levam também a desvios de postura, como a escoliose. Além de dores nas costas, estes desvios normalmente geram reflexos em outras partes do corpo.“Ao tentar fazer um movimento normal, a pessoa com escoliose acaba sobrecarregando outras partes do corpo, como os joelhos”, explica o fisioterapeuta.
Dependendo da região, as dores podem ser indicativos de outros problemas, como crises renais, pedras na vesícula e hérnias de disco. Até o coração corre riscos. “Dores musculares são localizadas na parte baixa das costas. Se ela estiver mais acima e acompanhada de outros sintomas, como formigamento e dormência, podem indicar problemas no coração, por exemplo”, afirmou.
Clique para ampliar


Atenção para os horários


De acordo com o fisioterapeuta Bruno Andrade Costa, também é preciso estar atento aos horários em que a dor aparece para relatar ao médico. Dores acentuadas no fim do dia, por exemplo, podem ser indicativos de hérnia de disco.
Para aliviar as dores, o ideal é praticar exercícios físicos com acompanhamento de especialistas. Segundo Andrade, escolher a atividade errada pode não resolver o problema e, sim, piorá-lo. Isso tornará a dor ainda mais intensa.






Siga: Perfil     Comunidade     Facebook - curtir     Twitter     Google - curtir