Conheça os riscos para a saúde de quem usa produtos não liberados para a venda no Brasil!
Na pressa de ganhar músculos, frequentadores de academias de ginástica recorrem a produtos que são vendidos irregularmente como suplementos alimentares, mas contêm substâncias perigosas e que podem provocar dependência. É no esforço excessivo que está o perigo.
“Eu tive uma sensação de estar com o maxilar preso e com a gengiva presa, como se fosse um bruxismo mesmo. É aquela ansiedade. Uma sensação muito ruim”, diz Emilia de Almeida, analista de sistemas.
Com mais carga e velocidade na bicicleta veio susto: "Você tem a sensação de que não consegue fazer a respiração completa. Você sente que tem alguma coisa te prendendo. O coração fica trabalhando loucamente de maneira artificial, de uma forma que ele não está preparado", conta.
Emilia tomou um desses suplementos, que, de acordo com o rótulo, inclui aminoácidos e várias outras substâncias. Essa combinação não obedece à regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que ainda não avaliou o produto. Por isso, ele não tem registro para comercialização no Brasil.
Dependência
As substâncias que aparecem na fórmula do produto podem acelerar as batidas do coração, aumentar o fôlego, relaxar os músculos, ampliar as sensações de prazer e de bem estar. São promessas de efeitos que costumam cobrar um preço alto do organismo. Além do mais, algumas dessas substâncias podem provocar dependência.
"Porque contém substâncias como admetilamelanila, que é uma substância utilizada em descongestionantes nasais; também contém substâncias como derivados de benzoziazepinicos, que são usados como calmantes, que também podem causar dependência", explica Daniel Arkader, médico.
Os efeitos colaterais mais frequentes de um desses produtos são:
- sensação de formigamento nos pés e nas mãos
- alterações de pressão arterial
- taquicardia
- enjoo
- tontura
- desmaio
- dor de cabeça
Mais e mais efeitos - nada bons
Um professor de educação física, que não quis se identificar, conta que também teve insônia. Ele revela que comprou o produto numa academia! "A primeira porta de entrada são essas substâncias, antes dos praticantes tomarem alguma coisa como um asteróide ou um anabolizante, ele começa com essas coisas", declara.
O sonho do corpo perfeito a qualquer custo pode fazer vítimas nas academias. “A pessoa sai de um aparelho e diz que está tonta, que está vendo tudo preto. São efeitos dessa suplementação”.
"É um mercado milionário hoje. A grande preocupação é que elas vendem sem receita médica e sem orientação de um profissional. As pessoas compram porque elas compram um sonho", declara Victor dos Santos Júnior, profissional de educação física.
Fonte: Jornal Hoje - Mônica Sanches - Edição 25/04/2011 / SaudemForma
Siga: Perfil Comunidade Facebook - curtir Twitter Google - curtir
colunista Personal Trainer
Laís Reixach