Alimentos ricos em silício auxiliam na luta contra os sinais da idade!

O sílicio é um mineral importante na produção de colágeno, substância responsável pela firmeza e elasticidade da pele. Veja dicas de alimentos num cardápio semanal preparado por uma nutricionista.
É difícil encontrar uma mulher que depois dos 30 anos não tente manter a aparência mais jovem por mais tempo.
Mulher não consegue fugir disso, e não é só rosto, é dos pés a cabeça. Elas apelam para o cremes noturnos e diários. É uma corrida contra o envelhecimento.
Um bom creme ajuda, a gente sabe disso, mas alguns alimentos também podem ser ótimos parceiros nessa luta contra os sinais da idade. E taí uma combinação que com certeza agrada a maioria das mulheres: comer bem e ainda ficar mais bonita.
Guarde bem este nome: silício. Um mineral importante na produção de colágeno, aquela substância responsável pela firmeza e elasticidade da pele, e que mulheres e homens com mais de trinta anos começam a perder. Segundo dermatologistas, a partir dessa idade a produção de colágeno cai 1% ao ano. Por isso a importância de repor a perda com alimentos ricos em silício.
A nutricionista Isabel recomenda comer diariamente nas refeições duas colheres de sopa de espinafre ou vagem ou pepino. Coentro como tempero e lentilha: uma concha.
A aveia também tem muito silício. Duas colheres de sopa do farelo devem passar a fazer parte do café da manhã com as frutas ricas no mineral.
“Consumir cerca de 2 a 3 porções de frutas por dia. Pensando na manga e na banana que são ricas em silício, e que são frutas um pouco mais calóricas, a gente considera uma porção meia unidade de banana, ou meia manga. Então consumindo, uma manga mais uma tangerina a gente estaria atingindo essa quantidade de silício através das frutas”, diz Isabel Jereissati, nutricionista.
Abacaxi também está na lista: duas fatias equivalem a uma porção. Outra fonte do mineral são as frutas secas, principalmente as tâmaras. O arroz, os pães e as massas devem ser integrais.
Há quatro anos, a advogada Mônica Coutinho prioriza os alimentos ricos em silício nas refeições. E garante: já não sente tanto os efeitos do tempo ao se olhar no espelho.

A nutricionista Isabel Jereissati preparou uma dieta rica em silício, num cardápio para semana inteira e participou de um chat com os internautas. Confira o vídeo.

Fonte: Jornal Hoje, ediç 03/nov/2010

Siga: Perfil     Comunidade     Facebook - curtir     Twitter     Google - curtir