Quantas calorias pode-se comer por dia? 
Com base nos últimos 18 anos o cálculo de calorias usado para criar dietas e dar orientações sobre formas de se manter saudável pode estar errado, segundo uma pesquisa.
O estudo feito pelo Comitê Científico Consultivo em Nutrição sugere que o consumo diário de calorias poderia ser 16% maior. Porém atualmente a ingestão diária  de calorias recomendada, pelos órgãos de saúde, é de 2 mil para as mulheres e 2,5 mil para os homens.


Mais exercícios e mais ingestão
O comitê atenta para que diante dos níveis de obesidade da população, as pessoas só devem comer mais caso se exercitarem mais.
A pesquisa afirma trazer uma avaliação muito mais precisa de como a energia pode ser queimada por meio da atividade física. Um aumento de 16% no consumo de energia significaria que adultos poderiam ingerir mais 400 calorias por dia, o equivalente a um hamburguer.

Vamos com calma
Tal proposta da comissão passará por um período de 14 semanas de consultas para que, então, as recomendações finais sejam feitas.
Os ativistas da área saúde afirmam que as autoridades deveriam "varrer o relatório para baixo do tapete" para evitar que mensagens erradas sejam passadas para a população, em meio a uma epidemia de obesidade.
Tam Fry, do Fórum Nacional de Obesidade da Grã-Bretanha, afirmou que sugerir que adultos podem comer 400 calorias extras é "uma idéia perigosa".
"Isto não pode ser visto como sinal verde para comer loucamente", disse Fry. 

Fonte: Diário da Saúde / Pequenas alterações SaudemForma