Pessoas devem buscar o prazer da atividade física ao invés de retornos rápidos e milagrosos

Muitas das pessoas sedentárias que decidem começar a praticar exercícios físicos, vão para as academias e colocam suas expectativas de retorno rápido em modalidades que, muitas vezes, não se adequam aos seus perfis ou estilos de vida. Isso aumenta a probabilidade de descontinuidade e até desistência em poucas semanas. O mais recomendado é buscar, em primeiro lugar, o prazer na atividade escolhida. Quando aquilo se torna um hábito e mesmo uma necessidade, a perda de peso, os benefícios ao coração, o bem-estar e todas as outras conseqüências dessa prática acabam aparecendo naturalmente.

Os efeitos no corpo, provocados pelos exercícios, vão além de um corpo esbelto e esguio. A atividade física contribui muito também para deixar o coração mais saudável. Sabe-se que mais de 17,3 milhões de pessoas morrem a cada ano vítimas de doenças cardiovasculares, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). As causas são muitas e variam de acordo com os hábitos de cada população. Altas taxas de glicose e de colesterol, obesidade, pressão alta e o fumo são responsáveis por grande parte dos casos fatais. Para sair desse grupo de risco é necessário apostar no prazer da atividade física em primeiro lugar. Tornar o coração ainda mais forte é a conseqüência natural.

A cardiologista Lourdes De Marchi Capeletto afirma que, no aspecto físico, a prática de atividades regulares acelera, momentaneamente, o bombeamento de sangue pelo coração, o que propicia o aumento do número de vasos sanguíneos e a dilatação dos mesmos contribuindo para o controle da pressão arterial, a redução dos níveis de açúcar e a produção do bom colesterol no sangue. Sendo um músculo, o coração fica mais forte e acaba tendo menos trabalho para bombear o sangue eficientemente pelo corpo, diminuindo o estresse sobre este órgão, o que torna o sistema cardiovascular mais saudável. Além disso, a substância endorfina, produzida pelo cérebro durante e após uma atividade, regula a emoção, ajuda a relaxar e aumenta a sensação de prazer e bem-estar. Ela é considerada, inclusive, como um analgésico natural, importante no combate do stress e da ansiedade.

Segundo a cardiologista, o recomendável é realizar o treino sob orientação de um profissional especializado, pois durante o exercício é importante manter a freqüência cardíaca submáxima, ou seja, em torno de 70% da freqüência cardíaca máxima de cada um. “Para saber os limites, é fundamental fazer uma avaliação clínica antes de começar uma rotina de exercícios”, ressalta Lourdes que também avisa: “Para o bem do coração, exercícios aeróbicos devem ser feitos continuamente por pelo menos trinta minutos, três vezes por semana”.

O educador físico da Mobi Dick Fitness Luiz Sérgio Adriano Junior considera que avaliar o aluno e saber o que ele espera dos exercícios garante a assiduidade. “A pessoa tem que se identificar com a atividade. Por isso, sempre apresentamos as múltiplas modalidades que temos, tais como, as aeróbicas natação, hidroginástica e hidrobike, corrida, spinning, caminhada e o treinamento funcional, e as demais como a musculação e pilates”, explica. E ele continua. “O nosso objetivo é ajudar o aluno a encontrar a atividade que ele mais gosta e montar o treino de acordo com os objetivos almejados. Ele precisa incorporar prazerosamente esse novo compromisso na sua rotina. Só assim o aluno alcançará os resultados e manterá a qualidade de vida”, finaliza. Por isso, a recomendação é pensar primeiramente no prazer que a atividade pode proporcionar, além de todos os benefícios que ela traz para o corpo e para a saúde.


Fonte: Bem Paraná

Siga: Perfil Comunidade Facebook - curtir Twitter Google - curtir