Muitas pesquisas já evidenciaram a relação direta entre a prática de atividades físicas e a melhora na saúde!






Agora, um estudo publicado no Internacional Journal of Epidemology investigou a ligação entre os diferentes níveis de exercícios, incluindo trabalhos domésticos, transporte e lazer, com todas as causas de mortalidade. O projeto foi realizado com a colaboração de cientistas de saúde pública e epidemiologistas das Universities of Bern, localizadas na Suíça e no Reino Unido.

A pesquisa foi baseada na revisão de 80 estudos que, no total, contabilizaram um milhão e trezentas mil pessoas. Os participantes foram acompanhados por cerca de 11 anos e tiveram avaliados fatores influentes no risco de morte prematura, como tabagismo, consumo de álcool, pressão arterial e nutrição.
Os resultados apontaram que pessoas que fazem uma hora de atividades diárias ou de lazer de intensidade leve a moderada, como jardinagem, caminhada, bicicleta e tarefas domésticas, têm um risco 4% menor de mortalidade precoce. A porcentagem sobe para 9% quando as atividades são intensas e aeróbicas.

Já aqueles que seguiam a recomendação mínima estipulada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 150 minutos de exercício físico regular semanalmente, o risco de mortalidade era 22%. Por fim, aqueles que realizavam cerca de 300 minutos de exercícios físicos moderados por semana apresentaram um risco de mortalidade precoce 40% menor.
Para os cientistas, a mensagem é clara: qualquer atividade física é melhor do que o sedentarismo e mesmo as atividades físicas diárias as quais estamos sujeitos estão associadas a um risco de mortalidade precoce menor. No entanto, aqueles que pretendem começar um treino precisam procurar orientação profissional e não devem exagerar na intensidade para não sofrer lesões e eventos cardíacos adversos.
Aposte em exercícios para a saúde do seu coração: Para garantir um coração saudável, os médicos recomendam um remédio milagroso: movimentar o corpo. Quando fazemos exercícios regularmente, o coração trabalha com mais eficiência e sem ter que fazer tanto esforço. O sangue flui melhor e as artérias e vasos ficam mais flexíveis e saudáveis. Tudo isso previne o risco de doenças cardiovasculares, como infarto, colesterol alto, derrame e hipertensão.

Fonte: Minha Vida.com.br

Siga: Perfil     Comunidade     Facebook - curtir     Twitter     Google - curtir