Gordura removida por lipoaspiração retorna e se distribui por outras partes do corpo, mostra estudo

 Lipoaspiração é a forma mais rápida e polêmica de eliminar gordura da coxa e do quadril, um procedimento realizado há mais de 30 anos. Pesquisadores da Universidade de Columbia chegaram a uma conclusão inesperada sobre a operação: a gordura removida retorna toda, mas em partes diferentes do corpo. Um estudo mostrou que, um ano após o procedimento, a gordura removida retornou e foi distribuída pelos membros superiores - em volta dos ombros, braços e parte superior do abdômen.
Rudolph Leibel, pesquisador de obesidade na Universidade de Columbia, disse ao "New York Times" que o corpo controla o número de células de gordura tão cuidadosamente quando controla a quantidade de gordura. Quando uma célula de gordura morre, o corpo produz uma nova para substituí-la. A lipoaspiração, no entanto, destrói a estrutura em rede sob a pele, o que pode ser o motivo para as células não retornarem no lugar de onde foram removidas. Por outro lado, o corpo compensa sua perda produzindo novas células de gordura em outras áreas.

O estudo foi realizado com 32 mulheres com trinta e poucos anos de idade e peso médio. Apenas metade delas teve uma quantidade modesta de gordura removida de quadris e coxas por lipoaspiração, enquanto a outra parte fez dieta. Elas receberam a promessa de que poderiam realizar o procedimento a um custo reduzido, se ainda desejassem no fim do tempo de observação.
Medidas das mulheres foram registradas após seis semanas, seis meses e um ano do estudo, o que revelou como o corpo "defende" a gordura. Após seis semanas, as pacientes operadas perderam 2,1% de gordura, contra 0,28% das mulheres no grupo da dieta, mas essa diferença desapareceu após um ano. Embora as coxas das que passaram por cirurgia tenham permanecido mais finas, após um ano, a gordura havia se acumulado na região do estômago.

A lipoaspiração é um processo bastante agressivo, que consiste na introdução de um tubo sob a pele que suga a gordura. Coxas e abdomens - as áreas onde mais se realiza o procedimento - encolhem, apresentando um resultado que levaria meses de dieta para ser alcançado.
Apesar dos resultados questionáveis, as mulheres que participaram do estudo estavam felizes com o tratamento, afirmaram os pesquisadores. Elas odiavam seus quadris e coxas e viram o resultado nesta região. As pacientes do grupo de controle também não se sentiram desencorajadas - mais da metade ainda optou por uma lipoaspiração.

Fonte: J.Globo

O melhor modo de manter a saúde e o corpo com a SaudemForma definitivamente é fazendo atividade física, escolha a sua! 

Siga: Perfil     Comunidade     Facebook - curtir     Twitter     Google - curtir