Pilates fortalece o períneo, região importante para manter a postura e também as funções sexuais.

Por mais estranho e antigo que pareça, quando o assunto é a área do corpo chamada períneo - também conhecida por assoalho pélvico – as frases ainda são sutis e rodeadas de pudores. Mais que isso, profissionais da área de saúde em geral sentem que há desconhecimento até mesmo na localização dos músculos na anatomia. E isso em plena era do culto ao corpo e da busca incessante por mais qualidade de vida!
A região do períneo é importante para manter a postura e também as funções sexuais; na mulher, é uma área que sustenta órgãos como útero, ovários e a gravidez. “O períneo é um músculo essencial para manter a postura, para funções sexuais e continência urinária; e isso para homens e mulheres”, explica a profissional de educação física Ada Celli Caria, que é instrutora de pilates, atividade que “trabalha” essa parte do corpo para estabilizar a coluna. Segundo ela, o períneo das mulheres sustenta mais órgãos que o dos homens (útero, ovários e frequentemente, a gravidez). Entretanto, como é um músculo, deve ser movimentado igualmente por homens e mulheres para não perder a força.

“No pilates, a estabilização da coluna é importante para fluidez, controle e precisão dos movimentos dentro do método. Esta estabilização contribui para o fortalecimento de toda musculatura abdominal, beneficiando uma boa postura no nosso dia a dia”, diz Ada. A instrutora esclarece que durante as aulas de pilates é comum pedir aos alunos que “contraiam o períneo”. Mas, principalmente os homens, têm muita dificuldade em entender essa orientação. “Eles finalmente conseguem desenvolver a atividade quando pedimos para que pensem que estão ‘segurando o xixi’”, conta. Para as mulheres, segundo ela, é um pouco mais fácil, pois ações como espirrar ou tossir exigem da mulher a ativação do assoalho pélvico.
Ada reitera que não existe um movimento do pilates que é específico para o períneo. “O que fazemos em uma sessão é ensinar como encontrá-lo e mantê-lo ativado o tempo todo para ajudar no equilíbrio da coluna durante os movimentos, desde o movimento mais fácil até os mais avançados. Em uma sessão de pilates falamos o tempo todo para o aluno não se esquecer de conectar o assoalho pélvico, o que vai se tornando algo mais fácil a cada sessão”, diz.
Segundo a instrutora, quem faz outras atividades físicas sem nunca ser orientado a “exercitar” o períneo está perdendo uma chance de ter mais qualidade de vida. “Com este tipo de fortalecimento evitamos muitos problemas futuros”, salienta.

Fonte: Publieditorial - Portal da Educação Física

Siga: Perfil     Comunidade     Facebook - curtir     Twitter     Google - curtir