14 março 2011

Dicas para emagrecer!

O Globo Repórter, da última sexta-feira (11), mostrou como a obesidade está tornando um problema cada vez mais sério para o brasileiro.
Uma pesquisa inédita do Ministério da Saúde revelou números alarmantes. A cada ano, cresce em 1,5%, o número de pessoas acima do peso no país. A pesquisa também concluiu que hoje 52,1% da população masculina e 44,3% da feminina estão com o Índice de Massa Corporal (IMC) acima da média. E para falar do assunto, o programa convidou a nutricionista Ana Dâmaso, da Unifesp, para participar de um bate-papo aqui no site. Leia abaixo, os principais trechos desta entrevista.Nutricionista dá dica para emagrecer: "Leve seu alimento para o trabalho"! Segundo a especialista Ana Dâmaso, da Unifesp, esta é uma forma de diminuir os custos e aumentar a qualidade da alimentação. Ela também afirma que é importante evitar alimentos muito calóricos à noite.

Falta de tempo x alimentação saudável
“A gente incentiva os pacientes que tratamos por conta da obesidade a levar seu próprio alimento para o trabalho. É uma forma de diminuir os custos e aumentar a qualidade da alimentação. Em casa, deve-se fazer a mesma coisa, preparar alimentos mais leves. Durante a noite o metabolismo do corpo diminui. Portanto, é importante evitar alimentos muito calóricos neste horário”.
“Eu dou uma dica que eu mesmo sigo. Levo todos os dias uma fruta para a universidade. Levar o lanche para a escola ou trabalho é uma coisa que a maioria das pessoas têm vergonha de fazer, mas é saudável e não custa muito. E para ser sincera, quando viajo pelo mundo afora, vejo que se faz muito isso lá fora. E por que não fazermos também? Levar uma fruta ou outro alimento saudável para o trabalho é só uma questão de melhorar a qualidade da própria alimentação”.

Dietas
“Quanto mais a gente passa fome, mais o organismo tende a guardar o alimento da próxima refeição. Então, há um acúmulo excessivo. Uma dieta que seja balanceada e também fracionada ao longo do dia é melhor. O organismo não se sente privado de alimento e por isso não irá guardar aquele próximo alimento que será ingerido. “
“É muito perigoso criar sua própria dieta, por causa da falta de equilíbrio que pode levar a problemas como anemia, anorexia, distúrbios de sono etc. O conselho que eu daria é que se deve procurar um nutricionista, um bom profissional, para que se garanta o equilíbrio alimentar. Os alimentos funcionais são bons quando você tem em paralelo uma dieta completa balanceada.”

Distúrbios alimentares
“Apesar de não estar dentro da minha especialidade, com a minha experiência na área de saúde, posso afirmar que pelo menos 80% daqueles que procuram tratamento para obesidade em nosso laboratório têm algum sinal de ansiedade ou depressão”.

Ritmo para a perda de peso
“É normal diminuir o ritmo da perda de peso ao longo de um tempo. Nós chamamos isso de um novo ponto de equilíbrio que o corpo encontra. Ele entende que está tendo menos ingestão de alimento e vai diminuindo a perda gradativamente. A pessoa então vai ficar estagnada naquele ponto, sem conseguir emagrecer. Nesta hora é quando o profissional de saúde e a pessoa interessada em emagrecer devem buscar um novo ponto de equilíbrio para que volte a acontecer uma redução de peso”.

Cirurgia bariátrica
“Na verdade, a pessoa que se submete a uma cirurgia bariátrica causa uma mudança muito radical. Após a cirurgia, é necessário controlar a ingestão de alimento, há chances de que se volte a engordar. Agora, a pessoa que tem consciência de que é importante controlar a alimentação e praticar exercícios físicos, tem uma chance de sucesso enorme”.

Cerveja
“Sim, a cerveja engorda. Um grama de álcool tem 7 calorias e também é metabolizado muito lentamente. Outro detalhe, quem bebe cerveja, costumar acompanhá-la com um petisco, que normalmente é uma fritura. Então, é importante beber com moderação e evitar as gorduras saturadas”.

Fonte: Globo Repórter

Siga: Perfil     Comunidade     Facebook - curtir     Twitter     Google - curtir