Hormônio do "des-crescimento" é a bola da vez!
 
Uma substância que age no sentido oposto ao do hormônio do crescimento pode reverter alguns dos sinais de envelhecimento. 

A descoberta pode ser chocante para alguns adultos mais velhos que tomam hormônio do crescimento pensando que isto irá ajudar a revitalizá-los. A descoberta, que pode reformular totalmente as atuais formas de combater o envelhecimento, foi publicada na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences.

Perigos do hormônio do crescimento
Segundo o Dr. John Morley, da Universidade Saint Louis, nos Estados Unidos, os resultados são significativos porque muitas pessoas tomam hormônio de crescimento acreditando que será a fonte da juventude. "Muitos idosos têm tomado hormônio de crescimento para rejuvenescer," disse Morley. "Estes resultados sugerem fortemente que o hormônio de crescimento, quando administrado a pessoas de meia-idade e idosos, pode ser perigoso."
Os cientistas estudaram o composto MZ-5-156, um "antagonista do hormônio liberador do hormônio do crescimento (GHRH). "Eles descobriram que o MZ-5-156 teve efeitos positivos sobre o estresse oxidativo no cérebro, melhorando a cognição, a atividade da telomerase (as ações de uma enzima que protege o DNA) e o tempo de vida, além de diminuir a atividade de tumores.

Nova fonte da juventude?
O MZ-5-156, como muitos antagonistas do GHRH, inibiu vários cânceres humanos, incluindo o de próstata, mama, cérebro e pulmão. Ele também teve efeitos positivos na aprendizagem, e está ligado à melhoria da memória de curto prazo. A ação antioxidante levou a um menor estresse oxidativo, revertendo o prejuízo cognitivo advindo do envelhecimento. Esses efeitos levaram os cientistas a concluir que, ao contrário do que se acreditava até agora, "os antagonistas do hormônio liberador do hormônio do crescimento têm efeitos benéficos sobre os efeitos do processo de envelhecimento".

Fonte: Diário da Saúde / alterações SaudemForma

Siga: Perfil     Comunidade     Facebook - curtir     Twitter     Google - curtir