Dores nas costas resultam de vários desajustes do corpo; a má postura é apenas uma das causas do problema!

Má postura, excesso de peso, descompensação muscular, joelhos desalinhados e pisada com desnível. Essas são algumas das causas da dor nas costas, conhecida também como lombalgia. Geralmente o problema se manifesta como uma dor difusa na região baixa da coluna vertebral, próximo à cintura e acima das nádegas. “A dor se dá na região lombar da coluna. No início pode ser leve, mas se não for tratada, pode aumentar muito e se tornar um problema mais grave”, afirma José Rubens D´Elia, diretor técnico da assessoria esportiva que leva seu nome.
A pessoa que tem dores nas costas sente a coluna travada, anda com o corpo rígido ou encurvado e pode apresentar pontadas de dor ao realizar pequenos movimentos. Segundo o ortopedista do Hospital Israelita Albert Einstein, Flavio Murachovsky, 80% da população sofre de dores nas costas e o problema é defeito constitucional : “A coluna é um sistema que já nasce falido”, explica ele. “Ela é torta e, assim, estamos propensos a sentir dores na região lombar.” E, como a corrida é um esporte de impacto, os cuidados com a coluna devem ser redobrados.
Para evitar problemas mais graves, como lesão ligamentar, hérnia de disco e artrose, Murachovsky aconselha a fazer alongamento no início e no fim da corrida, usar tênis que absorvam o impacto e manter uma rotina de treino compatível com o limite do corpo. “Correr joga impacto sobre a coluna e por isso é fundamental que a pessoa faça um fortalecimento muscular global. O corpo todo precisa estar em equilíbrio para não sobrecarregar a coluna, o que alivia a região das costas”, explica o ortopedista.
O equilíbrio muscular também é a melhor forma de prevenção das dores nas costas para o técnico José Rubens. Corredores com pernas fortes, joelhos alinhados e postura ereta conseguem correr mais e com menos esforço do que aqueles que possuem algum desequilíbrio no corpo. “Minha dica é checar constantemente a postura durante a corrida, já que, se estiver errada, provocará dor nas costas”, diz Rubens. “É importante ainda tomar cuidado com o peso. Durante a corrida pesamos oito vezes mais. Isso se reflete no joelho e na região lombar.”

MédicoNão é um exercício isolado que vai resolver as dores nas costas. “A lombalgia vem de problemas no alinhamento postural, no impulso, nos joelhos, entre outros fatores”, esclarece a doutora Clarice Tanaka, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Ela recomenda que a pessoa procure ajuda médica para poder diagnosticar o que exatamente está provocando as dores, principalmente no caso daqueles que saem do sedentarismo total e começam a correr sem o acompanhamento de profissionais do esporte.

Fonte: O2 por Minuto


Siga: Perfil     Comunidade     Facebook - curtir     Twitter     Google - curtir