Mulheres precisam de temperatura corporal maior que homens para transpirar!

As mulheres têm que se exercitar mais do que os homens para começar a transpirar, enquanto os homens suam com mais facilidade durante o exercício, indica uma nova pesquisa publicada na revista "Experimental Physiology". A informação foi publicada no site de notícias científicas "Science Daily".
O estudo realizado por cientistas japoneses da Osaka International University e da Universidade de Kope analisou as diferenças da reação do suor entre homens e mulheres, além da mudança na intensidade do exercício.
Os pesquisadores pediram a quatro grupos --homens e mulheres que praticam e que não praticam exercícios-- que se exercitassem continuamente por uma hora em um ambiente climatizado com intervalos de intensidade crescente.
Os resultados mostraram que os homens são mais eficientes na transpiração. Embora o treinamento físico melhore esta ação em ambos os sexos, o grau de melhoria é maior entre eles. A diferença se torna ainda mais acentuada de acordo com o nível de aumento da intensidade do exercício.
As mulheres sedentárias tiveram a pior resposta entre todos os grupos, pois exigiram uma temperatura maior que os demais --ou intensidade de exercício-- para começar a suar. Em outras palavras, as mulheres precisam de uma temperatura corporal maior do que a dos homens para transpirar.
Segundo o coordenador do estudo, Yoshimitsu Inoue, "parece que as mulheres estão em desvantagem quando precisam suar durante um exercício, especialmente em ambientes quentes".
Os resultados têm implicações para o exercício e a tolerância ao calor, além de lançar um novo olhar sobre como os sexos lidam com extremos de temperatura.
Inoue acredita que pode haver uma razão evolutiva. "As mulheres geralmente têm menos fluido corporal e podem se desidratar com mais facilidade", explica. "Portanto, a menor perda de suor nas mulheres pode ser uma estratégia de adaptação que atribui grande importância para a sobrevivência em um ambiente quente, enquanto a maior taxa de suor em homens pode ser uma estratégia para maior eficiência de ação e trabalho."

No Studio SaudemForma temos muitas alunas e todas suam demais suas camisas, para melhorar então seu condicionamento físico e sua qualidade de vida, além da estética, claro!

Fonte: Folha.com

Siga: Perfil     Comunidade     Facebook - curtir     Twitter     Google - curtir