Saiba como não sobrecarregar a sua coluna na hora daquela limpeza!

Uma fisioterapeuta mostra como se posicionar para lavar a louça, passar roupa ou varrer o chão.
“Eu me sinto com a coluna toda comprometida”, diz Maria José de Vilhena, aposentada. Com a ajuda de uma fisioterapeuta entendemos porque dona Maria se sente assim.
Para varrer ela flexiona muito o corpo pra frente. Neste caso
o melhor a fazer é deixar o corpo bem estável e tentar mexer mais o ombro e os braços. “Isso pode ser feito colocando um prolongamento no cabo da vassoura”, orienta Bruna Pilz, fisioterapeuta.
Na hora de lavar a louça dona Maria fica todo o tempo com a barriga afastada da pia. “O correto é ficar bem perto e pra lavar coisas pesadas, como panelas, sempre apóie pra não sustentar o peso”, diz a fisioterapeuta.
A cada objeto que dona Maria precisa pegar no alto, a coluna é pressionada. “para melhorar esta situação, coloque uma escada pra ficar no mesmo nível da prateleira, isso facilita o manuseio dos objetos”, alerta.
Para passar as roupas dona Maria recebe um banquinho. “Alternando, um pé apoiado no chão e outro no banco, diminui um pouco a sobrecarga na coluna”, diz.
Quando compramos uma roupa ou um sapato experimentamos pra ter certeza de que a peça ficou mesmo confortável, mas quando se trata dos móveis, dos eletrodomésticos da nossa casa ninguém pensa em ter produtos sob medida.
Ana fugiu a regra e mandou subir a pia, o fogão e o tanque. “Eu sentia muita dor e agora estou tranquila, fico direto na cozinha e não tive mais problemas”, diz Ana Marques Beraldo, dona de casa.

“É preciso proteger a coluna, através do fortalecimento muscular, para que ela seja saudável e eu não sinta dor”, alerta Carlos Tucci, cirurgião de coluna.

O médico recomenda fazer exercícios três ou quatro vezes por semana com duração mínima de trinta minutos.


Fonte: Jornal Hoje, Globo, Ediç 08/set /  alterações SaudemForma

No Studio SaudemForma temos a Musculação, Circuito, Vibrafitness e Pilates para você conseguir fortalecer bem o músculo das costas e proteger sua coluna! Mãos à obra; ou melhor, músculos à obra!!

Siga: Perfil     Comunidade     Facebook - curtir     Twitter     Google - curtir