Quem sofre com insônia sabe como é desgastante: mesmo depois de um dia cheio de trabalho e concentração, você volta para casa, toma um banho, janta, vai para a cama e… não consegue dormir! Rola de um lado para o outro nos lençois, sem pegar no sono.

A resposta para esse problema, segundo a Universidade do Noroeste (Evanston, Illinois, EUA) está em uma simples mudança na própria rotina: a inclusão de exercícios aeróbicos regulares.

A medida é especialmente eficaz para adultos de meia-idade, que geralmente buscam a solução para a insônia em remédios fortes, que têm possíveis efeitos colaterais e em alguns casos acabam nem mesmo resolvendo o problema. Ou, resolvem de maneira não muito saudável. Como a insônia aumenta com o passar da idade, essa é uma preocupação constante na vida de quem sofre com o distúrbio.
Os pesquisadores de Illinois fizeram testes com pacientes que relatavam problemas na hora de dormir. Existia uma teoria, ainda sem experimentação, que relacionava exercício aeróbico com o sono. Para chegar a conclusões concretas, os estudiosos observaram 23 adultos sedentários, todos com mais de 55 anos de idade e com reclamações de insônia.
Durante 16 semanas, os avaliados participaram de sessões de exercícios que variavam entre 20 e 40 minutos, e incluíam caminhadas, corridas na esteira e na bicicleta ergométrica. Em paralelo, outro grupo de idade e condições físicas semelhantes participou de atividades não-aeróbicas durante estas mesmas 16 semanas, tais como cursos de culinária ou círculos de literatura, ou seja: continuavam sedentários.

Ao compararem os resultados, acharam o que estavam procurando: o grupo que se exercitou no período de análise apresentou melhora acentuada na qualidade e na duração do sono. Os motivos são explicados de maneira breve por um dos médicos envolvidos na pesquisa: “exercícios aeróbicos são bons para o metabolismo, para o controle de peso, para a saúde cardiovascular, fatores que só colaboram para uma melhor qualidade do sono”. Assim, se você tem problemas para dormir, a solução pode estar antes em seus próprios hábitos do que em uma receita médica.

Os alunos do Studio SaudemForma relatam estar dormindo melhor após começar suas atividades no studio! Então, bom suor e bons sonhos a todos!

Fonte: Hypescience

Siga: Perfil     Comunidade     Facebook - curtir     Twitter     Google - curtir