Cada idade tem a sua dieta e seus exercícios adequados!
Quando se é jovem, a possibilidade de queimar calorias é maior; e quando o assunto é exercício físico, cada fase tem seus objetivos, devendo ser adequado à idade.
Exatamente isto que o Studio SaudemForma busca, treinamento personalizado para todas as idades; tanto crianças, adolescentes, adultos, e claro para a melhor idade!
Aos 20 anos:

Quanto mais novo maior a possibilidade de comer maior quantidade de carboidratos, e há mais maneiras de variar o cardápio com menos risco de engordar. Na faixa dos vinte anos, os jovens conseguem queimar, em média, 60 calorias a mais do que um adulto. É como se o corpo funcionasse mais depressa. Por isso, dá para consumir mais carboidratos, como massas e arroz.
"Uma macarronada com molho de tomate, um queijo fresco, fica excelente e bem nutritivo", diz Sandra Aragão, nutricionista.



Aos 30 anos:


Depois dos trinta anos, as funções do corpo ficam mais lentas: é o metabolismo que começa a diminuir. “Continuo fazendo as mesmas atividades físicas, comendo a mesma coisa, mas percebe-se que agora uma facilidade maior de ganhar peso ou uma dificuldade maior de perder peso”, explica Virginia Fernandes, endocrinologista.

A partir dos trinta anos é recomendável consumir alimentos antioxidantes, que combatem os radicais livres, as moléculas responsáveis pelo envelhecimento. Isso pode ser encontrado nos vegetais e nas frutas, principalmente, as vermelhas. Inclua também no cardápio a castanha do Pará, rica em selênio, que previne problemas cardiovasculares e ajuda no funcionamento do cérebro.

Aos 40 anos:
Quem está na fase dos quarenta, deve acrescentar chá verde, branco, vermelho e preto na dieta. Um litro por dia. "Ele produz uma queima, faz com que você queime mais calorias”, diz a nutricionista. E um copo de suco: os vermelhos e, principalmente, verde, o chamado suco de clorofila. "É um suco que pode ser usado para combater radicais livres, celulite", afirma.




Aos 50 anos:
Para manter o bom funcionamento do organismo, quem já chegou aos cinquenta precisa de reforço de vitaminas, porque geralmente, a partir desta idade começa a diminuir a capacidade de absorção dos nutrientes.
"Principalmente vitamina C, que a gente encontra em frutas cítricas, vegetais de coloração verde, e a vitamina A, o betacaroteno, nos vegetais de coloração amarela", explica.







Fonte: Jornal Hoje, Globo, Ediç do dia 14/set/2010 - alterações SaudemForma

Siga: Perfil     Comunidade     Facebook - curtir     Twitter     Google - curtir