Adultos sentem culpa na hora de proibir os maus hábitos e ocasionam a obesidade infantil.


     "Os pais devem estar sempre presente na vida de seus filhos", esta é uma frase muito ouvida por todos; porém onde eles estão na hora de controlar a dieta das crianças? 

     A conclusão de que falta pulso firme nesta hora é de um estudo realizado na Esc. de Medic. de Harvard/EUA, onde é abordado o crescimento dos casos de obesidade infantil.

     Foi acompanhado a rotina de 440 pais de crianças com sobrepeso, e os médicos descobriram que na maioria das vezes o problema não está na falta de informação; afinal, os adultos tem a noção do que prejudica a saúde dos filhos, mas se sentem inseguros em proibir os maus hábitos.
      "As crianças aprendem muito com os exemplos. Se os pais proíbem as refeições em frente da televisão, mas fazem lanches na cama, perdem a autoridade", afirma a nutric do Minha Vida, Stella. "Para manter a saúde e o peso ideal, a rotina de toda a família precisa ser saudável. Sem diferenças, fica mais fácil manter a linha: se ninguém em casa toma refrigerante, por exemplo, a tentação some da geladeira"
      A pesquisa também identificou que os adultos que mantem seu peso ideal mostraram-se mais à vontade para impor as proibições às crianças ao contrário dos pais obesos, que se tornam mais relutantes em manter as restrições. A autoconfiança também se apresentou diretamente proporcional ao nível de estudo dos pais: aqueles com graduação superior mantiveram-se mais firmes.

Fonte: Msn-Minha Vida / adaptações SaudemForma