Jogue uma bomba na sua saúde!
O perigo dos anabolizantes: "o bonito que fica feio"!

Quer ficar musculoso(a) rápido? Queimar aquela gordurinha da barriga que insiste em não desaparecer depois de meses de dieta? Aumentar a carga em todos os aparelhos e ficar mais sarado?



     Qualquer freqüentador mais assíduo em academias ou que leia artigos e matérias sem sensacionalismo e sim com base na saúde do seu organismo sabe, suspeita e/ou conhece alguém que tomou bomba ou algum suplemento não exatamente “regulamentado” para melhorar a performance ou dar um gás no próprio corpo e "PUF" ficou forte e musculoso(a).
A pergunta é: vale à pena?
     A resposta rápida, mesmo que não seja exatamente a que se quer ouvir, é NÃO.
     Especialistas – de professores de educação física, nutricionistas e médicos – ressaltam o risco do uso de anabolizantes e suplementos não regulamentados para chegar à esta forma irreal. Os riscos são VÁRIOS – e até o próprio bom senso alerta que tomar injeção de hormônio comprado de um “conhecido” não é exatamente uma das coisas mais sensatas que se pode fazer na vida.
     Os riscos são conhecidos, mas não custa lembrar. De acordo com a Clínica Mayo, o uso de anabolizantes pode causar casos severos de espinhas e acne, tumores e disfunções no fígado, problemas de colesterol (aumento do colesterol ruim e diminuição do colesterol bom), mudanças de comportamento – indo de aumento da agressividade a depressão. Em homens, os riscos também se estendem a crescimento de seios, calvície, redução nos testículos, infertilidade e mudanças na voz. Mulheres arriscam mudanças de voz, aumento na quantidade de pêlos no corpo, hipertrofia do clitóris, calvície, infertilidade; uma masculinização que vai além dos músculos, num corpo antes feminino.
     A facilidade com a qual se compra as ampolas de durateston, winstrol depot e deca durabolin (os anabolizantes mais comuns) impressiona os médicos e treinadores esportivos, porque não exige receita médica, fazendo com que muitos usuários comprem até mesmo dos colegas nas academias, o chamado "mercado negro dos esteróides".
Atenção mulheres!
     Um dos principais problemas está apoiado na divulgação: mulheres que usam e ficam com o corpo perfeito, estimulam outras. O físico aumenta, a aparência melhora, a "sarada" desfila na praia, mas sua saúde está definhando.
Morte mais rápida:
     A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também alerta para o risco de problemas cardíacos e o fato de o uso de anabolizantes poder levar à morte em muitos casos. Isso somado ao risco de contrair HIV ou hepatite quando há caso de compartilhamento de seringas ou uso de material e procedimentos incorretos.
Alternativas?
     Não há muito segredo: a boa forma se consegue com boa alimentação, exercícios regulares e uma boa dose de paciência e realismo. Depois de anos comendo errado ou se exercitando pouco, é irreal esperar que no primeiro mês de academia já se vá chegar ao corpo desejado, corpo esse IRREAL. Tenha senso do seu biotipo e vá em frente! Lembre que sua saúde está em primeiro lugar. Na dúvida, consulte um médico ou nutricionista: eles podem indicar suplementos alimentares saudáveis e ensinar boas táticas na hora da alimentação. No mais, é treinar e chegar à boa forma que se quer, COM SAÚDE.