Pressão alta, tabagismo, alta taxa de glicose no sangue, sedentarismo e excesso de peso são os fatores que mais contribuem para elevar o índice de mortalidade no mundo, ao ampliarem o risco de doenças crônicas como cardiopatias, diabetes e câncer, concluiu a OMS.
     



     O resultado do estudo é uma lista de 24 condições ligadas a hábitos comportamentais, questões ambientais e temas de saúde pública que provocam morte prematura e o mapeamento de sua incidência e de seu impacto de acordo com a renda média em cada país.
     Cinco fatores banais poderiam aumentar a expectativa média de vida no mundo em cinco anos!!! Incrível? SIM! Fatores a serem coibidos: desnutrição; prática de sexo sem preservativo; abuso de álcool; precariedade de higiene e saneamento; e a pressão alta (a ela a OMS atribui 13% das mortes anuais).
     Segundo o relatório, esses 05 riscos são responsáveis por uma em cada quatro das 60 milhões de mortes anuais estimadas. Os 24 fatores citados respondem por mais de 1/3 das mortes no mundo. Em relação à combinação de riscos, por exemplo sedentarismo, sobrepeso e pressão alta; a OMS conclui que muitas mortes poderiam ser evitadas pela supressão ou redução de qualquer uma das condições.


Fonte: Folha Online