O período gestacional compreende diversas mudanças corporais. A gestante sofre adaptações fisiológicas e anatômicas provocadas pelas necessidades funcionais e metabólicas impostas pela gravidez.

     O mecanismo de compensação postural mais relatado pelos especialistas é a acentuação da curvatura lordótica da mulher, por conta do aumento progressivo do volume abdominal. Uma das complicações mais comuns da gravidez é a dor lombar e cerca de 50% das mulheres sofrem durante a gestação.


     O exercício físico, por sua vez, sempre tem sido utilizado como uma das medidas preventivas para a dor lombar. Adotado com orientações posturais, exercícios de alongamento, fortalecimento e relaxamento muscular. Tais procedimentos têm de tudo para ter efeitos positivos sobre a diminuição da intensidade da dor lombar em gestantes!
     Os exercícios de alongamento, por sua vez, fazem parte das recomendações preventivas que devem ser destinados para o relaxamento e compensação da musculatura lombar, levando também a mulher a uma percepção corporal permitindo-a reconhecer quando houver sobrecarga da região durante a execução de alguma atividade, ou manutenção prolongada de uma postura. No entanto esses exercícios devem ser conduzidos com conhecimento, pois a gestante neste período sua flexibilidade é aumentada.