O alimento é o combustível para o nosso organismo! Ele é o principal aliado na hora de praticar atividade física. Mas a dúvida de sempre é qual alimento devemos comer antes de determinada atividade e qual é melhor pós-atividade.




Vamos à eles:

-Frutas: Antes do exercício, prefira sem casca para não atrapalhar a digestão. Elas servem também para depois das atividades, mas a quantidade pode não ser suficiente para matar sua fome, então só mesmo se a próxima refeição estiver longe. A banana é ótima opção para antes do exercício,  pois é fonte de carboidrato, mas nem todos  se sentem bem, é verificar pra ver. 
-Frutas secas: ricas em carboidrato simples, boas opções para antes pois, funciona como combustível para o organismo. A quantidade de fibra não chega a atrapalhar o exercício.
-Barra de cereais: ricas em fibras e carboidratos complexos, por isso não viram energia tão rapidamente. Entram na corrente sanguínea de forma gradativa, garantindo mais pique, por mais tempo. Para comer e não ter incômodos consuma o alimento 1 hora antes do exercício. Boa opção para quem faz atividade antes do almoço ou jantar e precisa de um lanchinho rápido entre as refeições.
-Barra de proteínas: Não é indicada para praticantes de exercícios aeróbicos, como a caminhada por exemplo. É indicada para esportistas que precisam reforçar o consumo diário de proteína. Para pessoas comuns e não os atletas, uma alimentação saudável supre a necessidade. Além do mais não serve para antes dos exercícios, pois não é boa fonte de energia e ainda dificulta a queima de gordura. Quem precisa dela, deve consumi-la após a atividade de força, como a musculação.
-Cereal com leite: Se for antes, deve ser pelo menos 1 hora  e ½ antes. Essa combinação fornece proteína para manutenção da musculatura e carboidratos que dão energia para o corpo. Se consumido próximo ao treino vai pesar no estômago e dificultar o seu rendimento. Para quem malha cedinho é uma ótima opção pós treino, mas aí pode ser consumida logo em seguida
-Bebidas isotônicas: Boa fonte de energia, mas só é necessária para atividades que se prolonguem por mais de uma hora. Senão, o organismo deixa de queimar gordura corporal para usar o açúcar da bebida, como fonte de energia, por que acaba sendo mais fácil. Em caso de atividades mais leves apenas água serve para hidratar.
-Lanche com peito de peru: Combinação perfeita pós-treino. O pão repõe a energia e a proteína do peito de peru ajuda a recuperar os músculos. Se for consumido como lanche antes do treino a dica é a mesma do cereal com leite,  1 hora e ½  antes.
-Iogurte: Fonte de proteína. Legal para depois do exercício, para recuperar os músculos. Como contém carboidrato também, ajuda a repor as energias também.