Estudo sugere que fazer exercício acompanhado eleva o nível de endorfina, o hormônio do bem-estar.


- De acordo com uma pesquisa publicada na Rev. Biology Letters, fazer aula coletiva ou fazer seu exercício físico com mais uma pessoa acompanhando faz com que você se sinta melhor do que caso se exercitasse sozinho. Isto é porque quando se faz exercício, o hormônio endorfina é liberado pelo corpo, causando tamanha euforia que há estudos que o compara com a sensação promovida por drogas.
     A produção deste hormônio também tem efeito contra a sensação de dor. Pesquisadores da Univ. de Oxford mediram a produção dele em um grupo que praticava o esporte remo em coletivo e outro grupo que praticava sozinho. Constou que os atletas que remaram em grupo, juntos, tiverem muito mais tolerância a dor do que os que entraram no barco sozinhos.
     Os resultados servem de exemplo para entendermos mais dos benefícios psicológicos e fisiológicos ao fazer atividade física ao lado de outra pessoa, tanto o seu Personal Trainer super gente boa, quanto um amigo que esteja correndo, caminhando, fazendo uma bike do seu lado ou em uma aula coletiva.