Dieta rica em proteínas e pobre em carboidratos não faz bem as artérias; pode aumentar o risco de ataques cardíacos e derrames!  


 - Regimes baseados no consumo de grande quantidade de proteínas e pouquíssima de carboidratos ganharam popularidade nos últimos anos. Médicos do Beth Israel Deaconess Medical Center, EUA, dizem que elas podem causar danos às artérias. Os pesquisadores decidiram investigar o impacto desse tipo de dieta no sistema cardiovascular, depois de receberem dezenas de relatos de pessoas que haviam se submetido a elas e que sofreram ataques do coração.
     Foram alimentados ratos com três dietas, uma padrão, ou seja, alimentos comumente consumidos pelos animais, outra rica em gorduras e outra pobre em carboidratos.
A alimentação pobre em carboidratos não alterou os níveis de colesterol dos ratos, mas gerou um grande impacto na aterosclerose, ou seja, as placas de gordura que se depositam nas artérias e que podem levar a derrames e ataques cardíacos. Depois de 12 semanas, os animais alimentados com uma dieta "low carb" ganharam menos peso, mas desenvolveram 15% Mais aterosclerose que aqueles que haviam ingerido uma dieta padrão.
     Anthony Rosenzweig, autor do trabalho publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences concluiu que "uma dieta moderada e balanceada, associada com exercícios físicos, é provavelmente melhor para as pessoas".